Culinária


A CULINÁRIA INDIANA


A culinária indiana é caracterizada pelo seu uso sofisticado e sutil de muitas ervas e especiarias. Considerada por alguns como a culinária mais diversificada do mundo, cada ramo da cozinha indiana é caracterizada pelo uma ampla gama de pratos e técnicas culinárias. Embora uma significativa porção da comida indiana seja vegetariana, muito pratos indianos tradicionais incluem frango, peixe, bode, cordeiro e outras carnes. Bife não é comido pela maioria dos hindus.
A diversidade é uma característica marcante na geografia, cultura e comida indiana. A culinária indiana varia conforme a região, refletindo a demografia variada e diversidade étnica do subcontinente. Em termos gerais, a culinária indiana pode ser dividida em quatro categorias: norte, sul, leste e oeste da Índia. Apesar da diversidade, alguns aspectos únicos fazem parte da culinária indiana. O uso de grandes variedades de especiarias é parte integral da preparação das comidas e utilizada para acentuar o sabor e criar aromas únicos.
Valores de saúde dos alimentos indianos são largamente dependentes de métodos de cozinhar. Curry frito profunda fornece mais energia do que agitar frito ou cozido um ou calorias. Por exemplo, Panjabi alimentos envolve muitas vezes fritar a cebola, alho, gengibre, especiarias, etc, com manteiga pura, óleo ou clarificada (ghee). Assim, estes alimentos são ricos em calorias, mas falta no valor nutritivo.
Ingestão regular de especiarias em dietas indianas é útil para proteger o câncer. De acordo com a pesquisa científica, presente no picante capsaicina é um elemento importante para luta contra diferentes tipos de câncer. Da mesma forma, açafrão é benéfico para a pele saudável e artrite. Além disso, alho também previne doenças do coração. Ginger tem poder anti-coagulant e canela mantém baixo açúcar no sangue. Presença de fibras em pratos indianos reduz o nível de colesterol e melhora as condições de coração.
As especiarias mais importantes na culinária indiana são pimentas, semente de mostarda preta, cominho, cúrcuma, feno-grego, gengibre e alho. Misturas de especiarias populares são GaramMasala que é um pó com geralmente 5 ou mais especiarias secas; e Goda Masala. Algumas folhas são comumente usadas na culinária indiana, como tejpat (folha da cassia), coentro, feno-grego e menta. O uso das folhas do caril é típico de toda culinária indiana. Nos pratos doces são usados cardamomo, noz moscada, açafrão, e essência de pétalas de rosa.

O chá é caracterizado como a bebida típica na culinária indiana e também o mais comum por toda a Índia, o qual é geralmente preparado como masalachai com uma mistura de especiarias fervidas no leite. O café é a segunda bebida mais popular. Outras bebidas incluem nimbupani (limonada), lassi (feita com mistura de iogurte com água, sal e especiarias), badamdood (leite com nozes e cardamomo), chaach (feito com coalhada/iogurte) e sharbat (suco de frutas e pétalas de flores). Os indianos também têm muitas bebidas alcoólicas nativas como vinho de palma, fenny (tipo de licor), bhang e cerveja indiana. Porém, a prática de consumir bebida junto com comidas não é comum na Índia
Os principais doces são pudins feitos com leites, torytas e crepes. Em toda a Índia, pode-se saborear o Kulfi( um sorvete típico indiano ), Rasgullas ( bolas de creme de queijo com sabor de água de rosas ), GulanJamuns ( farinha e leite com xarope doce ) e Jalebi ( lentilhas fritas, banhadas em caramelo ). Além disso, há uma grande quantidade de frutas tropicais e da zona temperada Também existem sobremesas ocidentais. É costume indiano comer coma as mãos; mas, lembre-se que é somente com a mão direita.
Há também uma grande variedade de petiscos irresistíveis em cada esquina, como os Samosas, frituras, Dosa e Vada. Os turistas mais conservadores podem conseguir comida ocidental, em qualquer restaurante. O chá é a bebida favorita dos indianos, e suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente, são preparados com açúcar e leite. O café é muito popular no sul. Existem bebidas refrescantes como o NimbuPani( refresco de limão ), o Lassi ( creme de leite mesclado ) e a água de coco, bebida diretamente na fruta. Em todas as partes, você encontrará refrigerantes, agua mineral e bebidas alcoólicas ocidentais. A cerveja e a genebra indianas podem ser comparadas às melhores do mundo, e nào são caras Porém, você deve ter uma autorização para consumir álcool, em TamilNadu e em Gujarat.
A comida para a maioria dos indianos é considerada um presente dos deuses e, portanto tratada com muito cuidado. A Índia é uma civilização antiga, uma terra de tradições, a comida é um reflexo da herança cultural, religiosa e da localização geográfica.
De região para região, a cozinha indiana varia, nas diferenças de gosto, na maneira de preparo, nos ingredientes e suas combinações. As receitas sempre foram transmitidas verbalmente e passam de geração para geração sendo memorizadas e raramente escritas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário