Ayurveda



AYURVEDA - MEDICINA ALTERNATIVA


A medicina indiana teve dois períodos: o védico (até 800 aC) e pós-védico (800 aC - 1000 aD). O período védico foi um período mágico aonde dominou os sacrifícios para expulsão dos demônios e eram muito utilizadas ervas, óleos e incensos.
O período pós-védico é documentado com tratados: Caraka-samhita e Susruta-samhita, Caraka era médico e Susruta cirurgião. Havia também o tratado de Vagbhata, de menor importância. Toda medicina indiana se baseia nestes tratados.
Ayurveda é considerada a medicina mais antiga conhecida, tendo mais de 5000 anos. Vem do sânscrito e significa "A Ciência da Vida". Sua tradição inicialmente foi oral dos mestres para os discípulos.
A homeopatia tem suas raízes no ayurveda.
Ayurveda considera cada ser humano uma criação do cosmos que possui duas energias: uma masculina ou Purusha, e uma feminina ou Prakruti. Purusha representa a consciência passiva e prakruti representa a consciência ativa. Prakruti significa o desejo divino, faz parte da criação e está envolvida com a suprema inteligência ou Mahat. Mahat representa o indivíduo. Cada indivíduo tem sua identidade própria ("ego") que é denominado ahamkara. O ahamkara possui três qualidades universais: percepção (satva), movimento, sentimentos e emoções (rajas), e inércia, escuridão (tamas).
Para ayurveda a saúde é o resultado do equilíbrio e é conseguido pelo correto pensar, através de dieta, estilo de vida e utilização de ervas. A ayurveda ensina a manutenção deste equilíbrio.
Como cada pessoa tem um rosto característico, cada pessoa tem um modelo típico e característico de energia, numa combinação entre características físicas, mentais e emocionais. Este equilíbrio recebe a influência de vários fatores, como o estado emocional, a dieta, o tempo, as relações familiares, traumas físicos, etc. Ao se compreender estes fatores causadores do desequilíbrio são tomadas determinadas atitudes para corrigi-los.

Tipos de Energia: Equilíbrio
Ayurveda identifica três tipos de energia ou princípios funcionais que estão presentes em tudo, corpo e matéria. São o Vata, Pitta e Kapha. (sânscrito), fundamentais para a existência do movimento que forma a base da função. Vata é a energia do movimento, Pitta a energia da digestão, e Kapha a energia da lubrificação e da estrutura. Todos temos as três energias que variam de intensidade em cada um, mantendo o equilíbrio entre o corpo, a mente e a consciência. Ayurveda reconhece que o cosmo é o resultado das energias de 5 elementos: espaço, ar, fogo, água e terra.
Ayurveda se preocupa com o corpo, mente e espírito. O equilíbrio energético é fundamental para a saúde. Cada pessoa possui seus desequilíbrios energéticos e ayurveda procura corrigi-los.
Ayurveda considera ser a vida o resultado das relações do organismo com outro organismo, ou de uma pessoa com a outra e a relação do organismo consigo mesmo. Nesta relação está envolvido o corpo, a mente e a consciência. É a relação vata-pitta-kapha. Isto forma a vida. Ayurveda procura trazer luz a esta relação e, com isso, tratar. Ayurveda considera fundamental a compaixão, o amor. O amor seria a luz. Ayurveda seria a arte de percepção que traz a luz e com isso prolongaria a vida.











Nenhum comentário:

Postar um comentário