Tratamentos




TIPOS DE TRATAMENTOS
  •  LIMPEZA DA MENTE E DO CORPO

A purificação do organismo está entre as prioridades do Ayurveda, a medicina indiana. É que se o corpo estiver com excesso de toxinas (ama, em sânscrito), o livre fluxo da chamada energia vital fica comprometido. E, para eliminá-las, é necessário acompanhar as estações do ano. De acordo com o calendário ayurvédico, é melhor que essa limpeza, chamada panchakarma, seja feita no outono e na primavera quando as temperaturas estão amenas.
Panchakarma significa “cinco ações” (pancha = cinco; karma = ação). São cinco tipos básicos de tratamento destinados a auxiliar na cura de doenças, melhorar a saúde física e mental e também para manter a vitalidade e a boa forma em pessoas saudáveis. Trata-se de procedimentos que requerem supervisão médica e são realizados de acordo com as necessidades específicas definidas pelos doshas de cada paciente.
Os tridoshas são manifestações fisiológicas dos cinco elementos fundamentais: terra, água, fogo, ar e espaço. Suas substâncias sempre estão presentes no corpo, sendo continuamente renovadas. As pessoas com predominância vata possuem mais os elementos ar e espaço; aquelas com pitta têm o fogo e a água; já as de kapha têm a água e a terra. Às vezes, eles tendem a se tornarem anormais e passam por aumentos ou diminuições de suas atribuições. Na visão ayurvédica, um excesso ou deficiência das características indica a contaminação dos tecidos (dhatus) com conseqüentes alterações patológicas no corpo físico.
O panchakarma também deveria ser realizado antes do início de qualquer tratamento para purificar o corpo e otimizar os resultados de terapias posteriores.

Como é feita a desintoxicação?
Antes da terapia em si, é necessário preparar o corpo do paciente para que elimine as toxinas e os doshas em excesso com mais facilidade. O pré-tratamento, conhecido como purvakarma, consiste em dois processos: o snehana - massagem à base de óleos medicinais aplicada no corpo com movimentos específicos que direcionam as toxinas para uma eliminação gastrintestinal - e o swedana - indução do suor através de vapor com ervas medicinais úteis para a purificação do paciente. Em seguida, a pessoa está pronta para o pradhanakarma, que são as principais medidas purificadoras do processo de eliminação de toxinas no Ayurveda. Confira abaixo:
Vamana: Indicado para eliminar kapha em excesso, que favorece o acúmulo de muco no organismo; para aqueles que têm bronquite, asma, aumento de colesterol, por exemplo
Virechana: Aconselhado para eliminar pitta em excesso, que normalmente se acumula na vesícula biliar, fígado e intestino delgado, o que ocasiona inflamações e vermelhidão na pele, acne, náuseas e pele amarelada.
Nasya: Indicado para eliminar o excesso de doshas acumulados nos sinus nasais, garganta, nariz e cabeça. A administração de medicamentos à base de ervas é feita pelas narinas, após uma massagem facial generosa.
Basti (enemas): O objetivo dessa etapa é eliminar vata em excesso, que normalmente se acumula no intestino grosso. É o tratamento mais efetivo para desequilíbrios de vata, por aliviar a prisão de ventre, a dor de cabeça, os resfriados, dores nas costas, entre outros distúrbios.
Rakta Mokshana : O rakta é indicado ara eliminar pitta em excesso. O processo purifica o sangue e é utilizado para eliminar as toxinas absorvidas pela corrente sangüínea através do trato gastrintestinal. O excesso de pitta pode causar, por exemplo, doenças de pele, como a acne.  

  •   MEDITAÇÃO - YOGA


A meditação é uma arte, a arte que nos liberta da saudade do passado e da ansiedade de vivermos o futuro. Entramos com ela no presente atemporal, estamos abertos às riquezas e às glórias de uma esfera que o tempo esqueceu, mas da qual ela, a meditação, nos faz lembrar, não pelo seu conteúdo, mas pelo que realiza em nós; suspende o desejo de estarmos em outro lugar e desfaz o apego no coração do “eu” sofredor, e nos liberta talvez por um segundo ou por um minuto, ou quem sabe talvez por todo o sempre.
É nesse assombroso momento que a consciência brilha no ser humano um pouquinho mais forte do que brilhava antes. É, nesse precioso momento, que sentimos e vivenciamos a beleza da vida mesmo nos pequenos detalhes, nas pequenas coisas, nos pequenos fatos, sem exceção, como um objeto de extraordinária beleza.
Indo um pouco além, constatamos que com a prática sistemática da meditação poderemos ver tudo e cada momento como sendo perfeitamente belo. Todo o nosso apego e fuga encontrariam um descanso; seríamos libertos de raga/dwesha (pares de opostos) e levados até a contemplação imparcial de tudo o que existe, não como pensamos que deveria ou poderia ser, mas simplesmente como é
Quando você puder ver realmente o aqui e agora, cada pequena coisa ou o evento inteiro com estes olhos, você então se desfará com “Ahankara” (noção do eu) e ficará, em vez disso, como Plena Consciência.
Você não desejará nada naquele momento a não ser contemplar sua infinita Perfeição. Você não desejará nem fugir do mundo nem agarrá-lo, nem alterá-lo; naquele instante não haverá medo, esperança, ou movimento. Você simplesmente será a Testemunha de tudo, a percepção pura, a plena Consciência, Shiva.



  •                    MASSAGEM

Há milhares de anos, em inúmeras culturas, a massagem tem sido fonte de saúde e equilíbrio. Encontramos vasta literatura a respeito de diversos tipos de massagens, especialmente as desenvolvidas no ocidente. Entretanto, não há material suficiente sobre as massagens Indianas, ainda que sejam aplicadas na Índia como hábito cultural diário. Massagem é parte inerente na vida destas pessoas, desde o nascimento até os rituais para o casamento.
Na Índia ancestral não era comum haver clínicas oferecendo massagens, pois este costume fazia parte das famílias e todos recebiam e ofereciam massagens em casa, que também podem tornar o relacionamento de um casal muito mais amoroso.O hábito regular da massagem vitaliza o sistema circulatório, coração, pele, músculos e nervos, oxigena as células, auxiliando corpo e mente a obter e manter equilíbrio e saúde, enquanto eliminam toxinas de todos os sistemas.
Ayurveda oferece inúmeros procedimentos terapêuticos, os quais incluem massagens específicas para equilibrar cada Dosha (biotipo individual). A base de todas as terapias Ayurveda está na compreensão das cinco energias primordiais – Pancha Maha Bhutas – os cinco elementos – Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, e as 3 energias ou constituições, as quais estão presentes em cada um e em tudo, Vata, Pitta e Kapha. Este conhecimento permite que o médico ou terapeuta determine não só qual tratamento e massagem devem ser usados, como também quais as ervas e óleos e as manobras ideais para o paciente.
Cada substância aplicada na pele é absorvida através dos espaços intercelulares e alcança os tecidos mais profundos, incluindo os ossos. A massagem auxilia a absorção dos óleos e ervas medicinais através da pele, no tratamento de todos os tecidos (Dhatus). O corpo recebe massagem com óleos medicados com ervas, que removem toxinas do sistema e promovem saúde geral. A medicina Ayurveda oferece massagens, que  podem ser instrumentos terapêuticos dentro do Panchakarma, como parte dos tratamentos de desintoxicação profunda e rejuvenescimento e também podem ser aplicadas como prevenção e manutenção da saúde. Seus efeitos também têm sido poderosos para acalmar a mente e sistema nervoso, equilibrando as emoções, proporcionando clareza mental e paz interior.










Nenhum comentário:

Postar um comentário